Há muito tempo atrás, em uma galaxia distante…

Ou mais precisamente: Em 1994 em uma cidade em Buckinghamshire…

Vince: Tive uma ideia para uma série de tiras.

Mark: Ok, qual é?

Vince: Eu acho melhor fazermos tiras de ficção científica, baseadas nos esteriótipos dos alienígenas cinzas de Roswell. Eu já fiz a primeira tira no CorelDRAW…

E foi assim que tudo começou. Durante os anos seguintes nós trabalhamos (lentamente) em algumas outras tiras, e um excelente conjunto de apresentações, na esperança do vender nossos produtos para alguma revista ou jornais. Infelizmente nosso entusiasmo diminuiu, e nós enviamos apenas um conjunto – do qual nunca recebemos uma resposta.

Depois de alguns anos. O The Greys foi retirado do armário, enfeitado, e colocado em cartões de visita. Alguns foram vendidos, houve lucro, mas novamente nosso entusiasmo diminuiu (isso parece uma novela).

Mais alguns anos se passaram, e em 2008, nós decidimos reviver o The Greys de qualquer forma. Mark, sendo um fã da cultura livre, sugeriu a adaptação da série para a internet usando formatos livres (SVG), e deixar as pessoas baixarem os arquivos fonte sob uma licença Creative Commons.

Todos as tiras do CorelDRAW que sobreviveram às atualizações de hardware e erros de disco nos outros 14 anos foram importados para o Inkscape. Os resultados não foram satisfatórios, então nós os importamos para o Adobe Illustrator (que importa arquivos do CorelDRAW 4 de forma mais eficiente que o Inkscape), e depois exportamos tais para arquivos SVG, que foram finalmente carregados no Inkscape. Os resultados ainda não foram satisfatórios – mas melhores que os anteriores.

Gastamos os seis meses seguintes aprimorando e ajustando os arquivos manualmente: gradientes múltiplos foram ajustados em apenas um quando possível; as proporções foram alteradas; uma nova borda foi adicionada para carregar os ícones da Creative Commons; todos os cliparts que usamos foram redesenhados manualmente para assegurar nosso direito de usá-los em nossos arquivos SVG. Nós adicionamos Easter eggs na maioria das tiras, como forma de incentivar as pessoas a baixarem os arquivos SVG e se aventurarem com o Inkscape.

O plano original seria publicar uma tira por semana – mas o tempo estava apertado e logo as tiras antigas foram publicadas seguidamente. Com isso decidimos lançar atualizações a cada noite – porém pretendemos partir para uma rotina semanal quando criarmos novas tiras.

Na quinta-feira, dia 7 de maio de 2009, a primeira tira foi publicada. Ela era uma de nossas favoritas da coleção antiga – e que provou ser popular ao passar dos anos – um grande ponto de partida.

E esta é a nossa pequena história. Nós esperamos que você retorne vez por outra (ou melhor, semanalmente). Nós planejamos misturar algumas tiras – algumas velhas, outras novas, algumas que só um verdadeiro fã de ficção cientifica pode entender, e outras para o público em comum. Se alguma delas lhe transmite alegria, sinta-se a vontade para enviar a mesma para seus amigos e familiares, ou passe um link para tal. Se quiser o arquivo SVG e procurar por Easter eggs, então o faça. Se quiser modificar, imprimir ou usar nossos arquivos, então está tudo bem – veja esta página para mais detalhes.

Você pode deixar comentários após cada tira – diga-nos o que você pensa sobre cada uma delas.

– Mark & Vince